quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Numa sociedade globalizada em que o conhecimento transforma-se no principal fator de produção e a informação acelerada transitem entre vários setores, a influência das novas tecnologias invadiu fortemente o espaço educacional.
No curso tecnologias da educação aprendi a utilizar os recursos tecnológicos com mais precisão e com uma frequência constante, pois educar é também navegar em novas aprendizagens, descobrir novos saberes potencializando o ensino.
Durante essa caminhada as dificuldades foram diversas, desde uma simples construção de slide a um complexo texto utilizando-se do recurso do hipertexto que na minha concepção foi o que de mais complicado encontrei durante a realização durante as atividades propostas e para supera-las contei com uma grande vontade de vencer estas barreiras e com auxilio de nossas tutoras educacionais que o curso nos proporcionou e isso fez a diferença.
Nesta perspectiva posso dizer que trabalhar com as T/C me proporcionou além de novos conhecimentos uma visão totalmente diferente na forma de ensinar, pois as escolas não oferecem apenas uma lista de conteúdo a serem cumpridos, ela deve garantir uma reflexão crítica e continua das funções sociais que lhe é cabível como cidadão nas questões que lhe são pertinentes. Dentro da unidade escolar, comecei a utilizar mais o data show e a sala de informática, juntamente com os alunos propiciando uma aprendizagem mais prazerosa através dos recursos tecnológicos pois antes do curso utilizava bem menos a tecnologia dentro e fora da sala de aula, contudo vez ou outra utilizava o vídeo e a internet com os educandos.
Assim, pode-se dizer que levar em conta os diferentes aspectos do desenvolvimentos dos alunos e professores no que diz respeito as novas tecnologias educacionais, tem se tornado um grande desafio no processo educativo e cabe a nós educadores romper as dificuldades que impedem esse elo tão importante na preparação e na conquista de habilidades pedagógicas que visem desenvolvimento do processo educacional no qual estamos inseridos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Assegurar uma educação de qualidade que garanta ao cidadão a capacidade de contribuir de forma ativa e eficaz em meio a essa sociedade é dever da escola e o currículo escolar está diretamente ligado a todas essas demandas educacionais.

Atualmente o grande desafio da escola é oferecer uma instrumentalização cientifica, técnica e crítica, buscando tornar o educando criativo e ativamente ativo em sua formação.

Neste sentido o currículo é um documento escolar com a função de garantir a sistematização das disciplinas e conteúdos contribuindo assim para uma construção eficaz do conhecimento. Cabe então a escola integrar as novas mídias tecnológicas ao currículo, para acompanhar com finalidade do pleno desenvolvimento do educando, portanto educadores e educando devem estar em busca de adequar-se a esse novo processo de ensino e aprendizagem que envolva esta temática.

Entretanto para que possamos desenvolver projetos envolvendo as tecnologias e o currículo escolar basta fazermos um ajuste, uma junção entre ambas, garantindo o pleno desenvolvimento desta nova maneira de educar.
Pensando Sobre Possíveis Mudanças e Contribuições da Tecnologia.

Aluna: Janaína Pereira Santana.



As constantes revoluções que a escola tem passado devido às mudanças em virtude da internet e da introdução tecnológica que vem ocorrendo no mundo tem permitido de certa forma uma aprendizagem diferente, pois os alunos tem cada vez mais trocado informações entre si e de linguagens e de situações desafiadoras do nosso cotidiano. Quando falamos das novas mídias estamos incluindo não só o computador, como o celular e que as crianças e jovens aprende a gostar, portanto se a educação não se adequar a estas novas tecnologias, quando as crianças vão a escola se aborrecem, por que a escola é devagar.
Assim sendo precisamos estar em constante evolução para acompanhar o ritmo dos alunos e essa grande mudança começa com o professor. Estamos caminhando neste processo, mas ainda precisamos crescer muito mais, para não ficarmos a quem destas transformações tecnológicas, pois ser professor é cuidar da aprendizagem do aluno e transmitir, construir o aprender juntos.
Podemos dizer então que é um grande desafio fazer com que o professor nasça de uma maneira diferente de ensinar e de aprender, pois o computador entra na escola como um meio didático, incorporado as práticas pedagógicas, tornando um pouco mais interessante e “moderno” o ambiente escolar que deverá ser usado como ferramenta fundamental na construção do conhecimento e de interação constante entre educandos e educadores.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Aula utilizando recursos da TV Escola

Plano de aula -autoria de objeto hipermidia

REFLEXÃO SOBRE AULA/UNIDADE III
MODULO III – ATIVIDADE 2 .

O modulo III nos apresenta orientações para e execução para o plano de aula, utilizando os recursos do programa TV escola e com material digital.

PUBLICO ALVO: 4°ANO
DISCIPLINA: Ciências
CONTEÚDO: o meio ambiente e os seres vivos.
VÍDEO ESCOLHIDO:
EIXO NORTEADOR: Meio Ambiente, Mídias digitais, biodiversidades.

SITUAÇÃO DIDÁTICA E RECURSOS.

O planejamento com Materiais digitais e os recursos da TV escola com a turma do 4° ANO 5 da Escola Estadual Irmã Aspásia, foi realizado com sucesso, pois os alunos, gostaram bastante desta nova maneira de aula com idéias motivadoras com um grande numero de participação individual da turma.
A aula realizada no dia 21 junho de 2010, explorou o uso de data show na introdução da conteúdo e pesquisa no laboratório de informática da escola com orientação do professor responsável enfatizando a importância dos seres vivos no meio ambiente, bem como a preservação das espécies tanto de animais, quanto plantas em relação ao futuro do nosso planeta.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Planejando com hipertexto e hipermidia

Cursista: Janaina P. Santana
Ensinando e Aprendendo com as TIC.

Plano de Aula.

Conteúdo: As plantas

Competências: Compreender a importância e as funções de uma planta, identificando seu papel na natureza, para p bem estar da vida em nosso planeta.

Habilidades:

Identificar os diversos ambientes onde as plantas podem ser encontradas no solo e na água;
Saber que me nosso planeta existe uma grande variedade de plantas e como elas são necessárias para os seres vivos;
Conhecer as partes e as funções de uma planta.

Procedimentos Metodológicos.

Pedir aos alunos, após a explicação sobre o conteúdo que observem os tipos de planta que há em sua casa e reserve uma muda para trazer a sala de aula e todos juntos vamos cultivar um pequeno jardim na escola.
Cantar e dramatizar as músicas o cravo brigou com a rosa e de abóbora faz melão; orientando os alunos a importância de cuidarmos das plantas. Solicitar os alunos a trazerem de casa jornais e revistas para fazermos um mural de curiosidades sobre os diversos tipos de plantas depois comentar as novidades.
Levar a turma ao laboratório de informática para pesquisarem sobre as leis de proteção ambiental, enfatizando a preservação do meio ambiente, a flora. Para fechar o conteúdo pedir que os alunos escrevam sobre a importância das plantas em nosso dia –a –dia, produzindo um texto ilustrado e escrito comentando como elas são de fundamental necessidade desde a nossa respiração a nossa alimentação.

Recursos.

Revistas e jornais
Internet e Microsistem
Cartolinas e pinceis
Livro didático e caderno para relatório e produção.

Avaliação.

Será feita através da participação individual e coletiva na realização das atividades propostas.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O que é Hipertexto?

Vivemos atualmente em uma sociedade voltada para uma revolução de tecnologias, onde os indivíduos estão numa constante busca de novas formas de comunicação e a internet, hoje é o principal acesso para isto. A internet é uma febre mundial e o sujeito para existir precisa está ligado a ela socialmente falando, pois qualquer individuo para estar ligado ao meio social precisa se interar ao meio através de um endereço eletrônico e precisa no mínimo de um e-mail.
A expansão da internet propiciou uma cultura nova voltada ao mundo virtual e informatizado, numa cultura que fornece ao mesmo tempo inúmeras informações visando aprimorar os conhecimentos e atender as transformações que acompanha os nossos dias, os desafios são enormes diante da velocidade diante deste mundo virtual, pois estamos sempre aprendendo de forma constante para não ficarmos ultrapassados ou a beira do caminho no que diz respeito ao domínio a estas tecnologias.
Quando acessamos um ambiente e viajamos dentro de um hipertexto ficamos maravilhados diante de inúmeras informações dentro de um único texto.O leitor de um hipertexto digital interage diretamente com palavras, sons e imagens, o que torna mais interessante a leitura e a aprendizagem. Desta forma o leitor navegador pode fazer interligações entre os textos através de um bloco de informações que através de links conecta-se um ao outro, ligando uma informação a outra, tornando a leitura ainda mais interessante.
Também podemos dizer que um hipertexto pode ser compreendido como um conjunto fragmentado de informações ligados por elos eletrônicos conectados entre si o que torna muito significativo para quem acessa esse tipo de texto e é bastante interessante quando exploramos novos conecimentos.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?



A aprendizagem bem como a formação do individuo e algo que acontece no cotidiano de todos nós, pois este e um processo contínuo que se dá nas diferentes etapas da vida ou ao longo dela. O mundo globalizado e competitivo em que vivemos o ato de aprender está vinculado ao de ensinar, pois mesmo depois da formação do sujeito esta concluída tem se tornado cada vez mais comum à busca de novos conhecimentos como um requisito básico para o mercado de trabalho Neste sentido o professor passa a ser um aprendiz em meio a tantas informações assim podemos afirmar que começamos aprender desde o momento em que nascemos quando começamos a sugar o leite materno estamos diante do primeiro ato de aprender.
O professor enquanto mediador do conhecimento e sim um constante aprendiz sendo capaz de aprender enquanto ensina, pois durante sua vida profissional ele se depara com diferentes situações em que em vez de ensinar ele aprende A escola e o professor tem o papel de formar cidadãos ou seja de encantar indivíduos no caminho do conhecimento tornando a busca do saber mais eficaz e prazerosa .
O educador professor sabe quem ele e como transmissor mediador e facilitador do conhecimento e esta cada vez mais exposto às novas tendências tanto educacionais como sociais o que vem modificando a forma do educador ver e desenvolver novas praticas pedagógicas frente ao desenvolvimento tecnológico e virtual estamos assim diante de uma revolução não só de estratégias e metodologias de ensinar ou aprender mais de esta inserido como o personagem principal desta historia e diante disto saber que precisa esta bem preparado para enfrentar as mais diversas situações de aprendizagem Então enquanto professor e aprendiz sou a superação das minhas dificuldades para facilitar aquisição de novos conhecimentos.